Olá, meus alunos queridos! Tudo bem? Vamos continuar com mais uma aula de matemática. Hoje, vamos iniciar a sequência número dois, atividade 2.1, da página 16 do quarto ano do EMAI, Volume 1. Antes de começar, inscreva-se no canal, clique no joinha abaixo do vídeo, deixe seu like e compartilhe esta aula com seus colegas. Ative o sininho das notificações para não perder nenhuma aula.
Explorando a Reta Numérica
Para esta atividade, mudamos a cor do texto para verde, combinando com a capa do quarto ano do caderno do EMAI. Não estranhem, o conteúdo é o mesmo do seu livro, apenas com uma cor diferente. Vamos trabalhar com as habilidades EF04MA01A e EF04MA01B, que envolvem ler, escrever e ordenar números naturais, além de reconhecer números naturais de cinco ordens ou mais.
Atividade 1: Completando o Quadro Numérico
Nesta atividade, vamos preencher um quadro numérico onde faltam alguns números. O quadro começa com o número 2100. Nós já trabalhamos com quadros numéricos na sequência um, então o procedimento é semelhante. Vamos identificar o padrão de números que faltam e completá-los.
Exercício 1
O quadro numérico está faltando alguns números. Descubra quais são e complete-o.
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
- O que você observa nesta representação?
- Indique na figura a posição do número 12.
Para resolver isso, precisamos identificar o padrão de números que está sendo seguido. Na primeira linha, começamos com 2100, e depois há uma lacuna antes de 2102. Está claro que os números estão aumentando de um em um na horizontal. Vamos preencher a primeira linha:
2100, 2101, 2102, 2103, 2104, 2105, 2106, 2107, 2108, 2109.
Agora, vamos preencher a linha abaixo, que começa com 2110. Observamos que na vertical, os números aumentam de 10 em 10. Vamos continuar preenchendo:
2110, 2111, 2112, 2113, 2114, 2115, 2116, 2117, 2118, 2119.
Continuamos assim até completar todo o quadro. Agora, pause o vídeo e tente completar o restante do quadro antes de continuar a aula.
Exercício 2
Na representação a seguir, a distância entre duas marcas consecutivas é igual a 10. Escreva o número correspondente a cada ponto de interrogação.
100, 110, 120, ?, ?, 150, ?, ?
Aqui, identificamos que a distância entre os números é de 10 unidades. Portanto, os números faltantes serão:
130, 140, 160, 170.
Compreendendo Padrões
Vamos observar os padrões nas colunas e linhas do quadro numérico:
- Primeira Coluna: Os números aumentam de 10 em 10.
- Terceira Coluna: Os números terminam em dois, indicando que são pares e também aumentam de 10 em 10.
- Segunda Linha: Os números aumentam de um em um, e o sucessor de cada número está à direita dele.
Exercício de Escrita por Extenso
Vamos escrever alguns números por extenso:
- 2141: Dois mil cento e quarenta e um.
- 2155: Dois mil cento e cinquenta e cinco.
Espero que tenham gostado da aula! Não se esqueçam de deixar o like, inscrever-se no canal e compartilhar esta aula com seus colegas. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Um grande abraço e até a próxima!
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